sexta-feira, outubro 30, 2009

Numa escola perto de si



Não é por acaso que surge mais um filme francês sobre o problema da indisciplina e violência nas escolas. Estreou este mês, em Portugal, o filme La Journée de la Jupe (O Dia da Saia), protagonizado por Isabelle Adjani.

Os argumentistas e realizadores reconhecem o potencial dramático da vida actual (vulgo bandalheira) nas escolas. Não é em França que há, como em Portugal, uma chamada «maioria sociológica de esquerda»? Uma certa esquerda adepta do facilitismo e do laxismo...

Só as as consequências efectivas obrigará os governos, as escolas e as sociedades a tomar medidas de bom senso. Deve fazer parte da decadência de boa parte das sociedades ocidentais... A escola reflecte logo a realidade social.

Alguém escreveu que se trata de um filme que «aborda de uma forma provocativa, de tão realista, os problemas que os professores enfrentam no seu dia-a-dia na formação das nossas gerações futuras.»

Curioso que, mesmo nas escolas, muitos não conseguem admitir a realidade. Quem está dentro do aquário não dá conta da água. Quem foi estudante e se formou como professor depois do 25 de Abril de 1974 tende a achar ainda mais natural a «bandalheira» nas escolas. É como o ar que se respira.

O Dia da Saia é «um drama sobre uma professora, Sonia Bergerac, vítima de descontrolo emocional causado pelo stress incutido pela indisciplina dos seus alunos. Um dia descobre na sala de aula uma arma a sair de uma mochila, toma-a e, à falta de melhor solução, usa-a para controlar os alunos he poder tentar dar a matéria. Um drama intenso que nos apresenta um rol de problemas habituais nas escolas francesas, mas também nas portuguesas, como indisciplina, abusos sexuais, racismo e até violência para com os docentes.»

Outra proposta em francês:
Entre Les Murs (A Turma)

Sem comentários: