segunda-feira, junho 08, 2009

Bandalheira generalizada na pública apenas favorece a privada

«É preciso investir na educação dos filhos como fez a avó de Obama: meteu-o numa escola privada cara».

João Vaz
Jornalista
Correio da Manhã
14.11.2008

Não é com o laxismo e o facilitismo que Portugal tem conhecido, por via das políticas pós-25 de Abril de 1974, que vamos deixar de ler frases como esta. Sucessivos governos, à direita e à esquerda, têm conseguido descredibilizar a escola do Estado.

Para uma certa esquerda e uma certa direita autoridade nas escolas é igual a autoritarismo. Neste momento, está tudo montado de cima a baixo para não haver disciplina, cultura de trabalho ou rigor nas escolas públicas.

«A disciplina deve ser um objectivo educacional, porque é a garantia da liberdade e da autonomia na sala de aula e no pátio da escola. Se deixarmos uma criança entregue a si mesma, é pouco provável que seja livre e disciplinada, mas também tenho a certeza de que, se não for feito algum trabalho de interiorização da disciplina, esta nunca surgirá de forma continuada», escreve Daniel Sampaio, na Pública de 31 de Maio de 2009.

Refere ainda aquele psiquiatra que se deve «assumir a disciplina como uma necessidade para a sala de aula» e que, «sem o exercício da disciplina por professores e alunos não haverá apreensão do saber nem produção de conhecimento». Isto é, ficam comprometidos os resultados escolares. Os resultados e a preparação das pessoas para a vida.
image origin

Sem comentários: