terça-feira, janeiro 31, 2006

17. Dar a fome

Rubem Alves: a função dos professores é dar a fome

No passado dia 26 de Janeiro, Paulo Martins, professor de yoga, conversou com uma turma da nossa escola, num diálogo motivador e estimulador para a aprendizagem e para a vida. Falou-se das qualidades pessoais de cada um, valorizando o traçar de objectivos para a sua vida, numa perspectiva positiva de bem estar e bem fazer.

Dar a fome para aprender a quem não está motivado para a actividade escolar é um trabalho de base fundamental. A escola consegue formar quem quer aprender, mas não consegue escolarizar quem não quer aprender. O que fazer com esta realidade cada vez mais frequente nos nossos dias? Há que fazer um trabalho de motivação junto de alguns alunos: resultante de um acompanhamento que inclua a escola, a família e outros actores sociais. A escola pode transformar-se e ser mais motivante. Excluir esses alunos aversos à aprendizagem ou deixar que eles próprios se excluam não é solução.

«A função dos professores não é dar a faca e o queijo, é dar fome. É provocar. Depois de provocar, então pode ficar tranquilo que a criança descobrirá meios de encontrar o queijo.»
Rubem Alves

("Pais & Filhos", Fevereiro 2005)

Sem comentários: