Ensinar e educar é uma tarefa que nunca se faz tão bem quanto poderia ser - é um DESAFIO PERPÉTUO
ENVOLVER, RESOLVER, PROGREDIR Ser empreendedor é procurar fazer + e melhor todos os dias
FAZEDORES
Fátima Duarte, Nélio Sousa, Rosa Coelho, Rosário Mendes, Sofia Canha, Susana Mão-Cheia
contactos
fatimaduartefreitas@hotmail.com
neliodesousa@gmail.com
rosa.fernanda@gmail.com
rosario_pe@hotmail.com
sofiacanha@gmail.com
susanamaocheia@iol.pt
investigação na acção
«Quando um professor faz perguntas [...] e responde às mesmas apoiando-se em evidências, em factos rigorosos, em argumentos consistentes, está a investigar.» MIGUEL SANTOS GUERRA
experiência directa
«...Nem a Bíblia, nem os profetas - nem Freud, nem a investigação - nem as relações de Deus ou dos Homens - podem ganhar precedência relativamente à minha própria experiência directa.» C. R. ROGERS
DIREITOS: «a propor inovações e a participar em experiências pedagógicas»; «à autonomia técnica e científica e à liberdade de escolha dos métodos de ensino, das tecnologias e técnicas de educação»; «a participar na definição das orientações pedagógicas ao nível do estabelecimento de ensino»; DEVERES: «orientar o exercício das suas funções por critérios de qualidade, procurando o seu permamente aperfeiçoamento e tendo como objectivo a excelência»; «criação de laços de cooperação»; «actualizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos»; «abertura à inovação»; «desenvolver a reflexão sobre a sua prática pedagógica». (ECD 19 Janeiro 2007)
Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade. (...) Edson Marques
sitting ducks publishing, 1995
Mais do que melhorar ou alindar vidas de sapo, um conjunto de professores procura descobrir - neles próprios e nos jovens a seu cargo - o príncipe que têm em si. (“Todos nascemos príncipes e princesas mas a vida pode transformar-nos em sapos” Eric Berne)
Sem comentários:
Enviar um comentário