Em 20 de Outubro de 2006, entre as 15 e as 17 horas, reuniu-se o conselho de docentes do projecto Fazer +, na Escola Básica e Secundária da Calheta. Fizeram o ponto da situação das actividades em curso, sobretudo as lectivas. Estiveram presentes Susana Mão-Cheia, Fátima Duarte, Rosário Mendes, Rosa Coelho, Sofia Canha e Nélio de Sousa.
- As docentes Rosa Coelho e Susana Mão-Cheia pesquisam sobre o Projecto S.O.F.I.A.
- O docente Nélio de Sousa vai desenvolvendo a informação através da página electrónica, para o qual pediu textos sobre as experiências e reflexões de cada docente no Fazer + sobre a aplicação de novas metodologias e abordagens na sala de aula, com os seus alunos.
- As docentes Fátima Duarte e Sofia Sousa trabalham numa acção de formação sobre o tema da avaliação, no sentido de uniformizar critérios e sugerir outras formas de avaliar com um pendor mais contínuo e formativo, evitando a avaliação demasiado burocrática e espartilhada, com base em testes escritos.
Seguidamente, Fátima Duarte relatou e reflectiu os aspectos resultantes da aula que observou a pedido de um colega, aspectos esses úteis para os professores no Fazer +. Entre essas reflexões/sugestões, resultantes da forma de trabalhar daquela docente desde há muitos anos, destacamos:
- Aula pode iniciar-se com 5 minutos de perguntas a alguns alunos sobre a matéria dada na aula anterior. O professor regista para avaliação.
- No desenrolar da aula o professor deve indicar as tarefas e tempo que os alunos têm para as cumprir; enquanto as executam, o professor tira dúvidas apenas pontualmente, para toda a turma, e não verifica quem fez certo ou errado, porque isso é feito na correcção colectiva; na correcção o professor faz a pergunta (os alunos levantam o dedo) e dirige a pergunta a um aluno, avaliando o professor as intervenções; se o aluno indicado não responder correctamente, o professor chama outro aluno (cuidado para o docente não cair na tentação de dizer as respostas - deve fazer os alunos seguir o seu próprio raciocínio até atingir a conclusão); os alunos que não acabam a tarefa no tempo determinado fazem-no durante a correcção.
- Se o docente achar por bem, se sentir-se mais seguro, pode fazer uma conclusão ou apanhado geral, no final da aula, sobre a matéria dada.
- A auto-avaliação é um aspecto importante: os alunos devem tomar nota da sua auto-avaliação, quanto às suas intervenções na aula, trabalhos de casa, sobre os objectivos trabalhados na disciplina.
Ficou marcado um encontro para o dia 22 de Novembro, na escola Básica 1,2,3 Ciclos com Pré Escolar Prof. Francisco Manuel Santana Barreto, na Fajã da Ovelha, entre dois projectos "irmãos", com princípios e objectivos comuns: Projecto Caravela e Projecto Fazer +. Pretende-se que os docentes de ambos os projectos se conheçam, se inteirem dos projectos e possam ser desenvolvidas reflexões, troca de experiências e iniciativas comuns.
sexta-feira, outubro 20, 2006
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