quarta-feira, dezembro 13, 2006

Prática de Yoga com jovens da escola

As turmas 2, 3 e 4 do 9º ano e a turma 1 do 7º ano tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar a prática de Yoga, ciência de desenvolvimento humano e tecnologia de auto-realização.

No ginásio da escola, os docentes Sofia Sousa e Nélio de Sousa, praticantes e formandos de Yoga, trabalharam com algumas das suas turmas, nas derradeiras aulas do I Período escolar. Mais concretamente nos dias 11 e 13 de Dezembro de 2006.

Denota-se que os jovens destas turmas, amostra dos jovens da escola, têm muita dificuldade em focalizar-se e concentrar-se nas actividades, estando muito pouco desenvolvida a introspecção, a determinação e a perseverança (para nem dizer-se espírito de sacrifício). Nota-se mesmo ansiedade, inquietação e agitação. Não há dúvida que a falta ou escassez de capacidade de concentração e de serenidade têm repercussões, muito além do que à primeira vista se pode admitir, sobre o processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente sobre a qualidade e ritmo das aprendizagens.
A indisciplina, a ausência de empenho e as posturas obstaculizantes do processo de ensino-aprendizagem são sintomas da desfocalização e dispersão mental. O insucesso escolar também passa por aqui, embora não seja tão visível ou valorizado o peso da falta de concentração nas actividades lectivas.

Tudo o que estimule e favoreça a concentração, a focalização, o auto-conhecimento e bem-estar pessoal (emocional) favorece a aprendizagem. Por isso, o Yoga é uma "ferramenta" a ter em conta. Oxalá mais hipóteses houvesse de ser ministrada.

Sem comentários: