domingo, janeiro 07, 2007

Encontro Fazer + 3

No dia 5 de Janeiro de 2006, pelas 15h15m, reuniu-se o Fazer + com o objectivo principal de fazer o relatório das actividades referentes ao I Período escolar (ver aqui), a entregar ao Conselho Executivo da Escola, para posterior conhecimento do Conselho Pedagógico.

Foi dado conhecimento da participação do Fazer + na iniciativa Escola sonhada, escola vivida, a ter lugar no Centros das Artes, na Calheta, no dia 10 de Janeiro. O docente Nélio Sousa fará uma intervenção, a convite dos organizadores da referida iniciativa.

Foram planeadas as actividades para o II Período. Continua o trabalho habitual e basilar de reflexão, pesquisa e investigação pelos professores (leituras e contacto com novas ideias, projectos e experiências pedagógicas e educativas na Madeira, Portugal e estrangeiro), bem como a aplicação de novas metodologias e estratégias didáctico-pedagógicas nas aulas e a produção de novos materiais para apoio ao processo de ensino-aprendizagem.
Além disso, as docentes Fátima Duarte e Sofia Sousa concluirão o trabalho para a formação sobre Avaliação.
Rosário Mendes investigará a Análise Transaccional. «Baseada nas relações interpessoais e centrada na unidade de comunicação, a Transacção, a análise transaccional tem vindo a conhecer uma importância crescente e relevante no domínio das Ciências Humanas e Sociais. Pela simplicidade dos conceitos, pela caracterização positiva do homem, pelos aspectos contratuais e responsabilizadores do processo de desenvolvimento pessoal, integra, actualmente, projectos de formação de empresas de sectores diversificados, de instituições educativas, culturais, artísticas, associativas, médicas, etc.»
A actualização da página electrónica do projecto continua a ser feita pelo docente Nélio Sousa.
Entre as actividades possíveis, as docentes Rosa Coelho e Susana Mão-Cheia precisarão ainda a a área de investigação, na qual trabalharão no II Período. A professora Rosa Coelho concentrar-se-á na aplicação da metodologia de trabalho cooperativo Puzzle, em algumas das suas turmas.

Além do mais, continuará o intercâmbio com o projecto Caravela, para troca de experiências e cooperação.

Sem comentários: