domingo, janeiro 07, 2007

Actividade do I Período 2006-07

Fazer +
envolver, resolver, progredir

Como dava conta o documento, entregue em Conselho Pedagógico, sobre a nova fase do projecto Fazer +, a sua «repercussão essencial e imediata é sobre o trabalho pedagógico com os jovens que os professores à volta do Fazer + têm a seu cargo.» O Fazer + prioriza, reverte e concentra-se, sobretudo, no trabalho pedagógico com os alunos, em função do qual existe o ensino, a aprendizagem, a educação e a instituição escola.

Significa que o essencial da acção do Fazer + acontece na esfera da prática pedagógica de cada professor: preparação, investigação, reflexão, avaliação e concretização da actividade lectiva.

O Fazer + existe para melhorar a qualidade das aprendizagens dos nossos jovens.

Embora não esteja focalizado na espectacularidade ou visibilidade exterior, o Fazer + acaba por, numa consequência natural, reverter e ser visível para a comunidade educativa, na sua filosofia de partilha de ideias e práticas educativas, através de acções de formação, encontros, debates e outras iniciativas na nossa escola ou fora dela, além desse instrumento de divulgação que constitui a página electrónica (www.fazermais.blogspot.com).

O Fazer + é uma espécie de laboratório e oficina de conhecimento e reflexão (investigação-acção-formação), ancorado na prática do professor, com um sentido muito objectivo e prático, de actuação sobre a realidade e os problemas concretos.

Em síntese, as actividades realizadas no primeiro período do ano lectivo de 2006-2007 foram as seguintes:

1. Reflexão, pesquisa e investigação de todos os professores, que obriga a leituras e ao contacto com novas ideias, projectos e experiências pedagógicas e educativas na Madeira, Portugal e estrangeiro. Este é um trabalho basilar.

2. Aplicação de novas metodologias e estratégias didáctico-pedagógicas nas aulas, nomeadamente baseadas no ensino-trabalho-aprendizagem mais autónomo e cooperativo pelos estudantes.

3. Elaboração de novos materiais para o processo de ensino-aprendizagem e avaliação, de acordo com as metodologias aplicadas.

4. Observação directa de algumas aulas de colegas como forma de cooperação e afinação de estratégias metodológicas. É o aprender fazendo – a experimentação e o erro permitem melhorar.

5. Análise de materiais para as aulas e troca de ideias sobre a sua implementação, nomeadamente verificando a adequação das estratégias para as diferentes disciplinas.

6. Pesquisa sobre o Projecto S.O.F.I.A. pelas docentes Rosa Coelho e Susana Mão-Cheia. Procuram-se reunir ideias e estratégias de alguns projectos progressistas no nosso país.

7. As docentes Fátima Duarte e Sofia Sousa preparam uma acção de formação sobre o tema da avaliação, no sentido de clarificar critérios e sugerir outras formas de avaliar com um pendor mais contínuo e formativo, evitando a avaliação demasiado burocrática e espartilhada, com base em testes escritos.

8. Organização e difusão da informação através da página electrónica (www.fazermais.blogspot.com), a cargo do docente Nélio Sousa.

9. Desenvolvimento, pelos docentes Sofia Sousa e Nélio Sousa, da estratégia metodológica Oficina de Língua Inglesa, para promover a aquisição de vocabulário, treino e aplicação de estruturas sintácticas, gramaticais e textuais. Procederam ainda à criação de registos de avaliação em coerência com a metodologia e os parâmetros fixados no Registo de Avaliação do aluno.

10. Realização de encontros periódicos do Fazer +, nos dias 29 de Setembro e 20 de Outubro, entre as 15 e 17 horas. O relato dessas reuniões está disponível na respectiva página electrónica.

11. Intercâmbio com o Projecto Caravela, em 22 de Novembro, entre as 17 e 19h, na Escola Básica 1,2,3 Ciclos com Pré Escolar Prof. Francisco Manuel Santana Barreto, na Fajã da Ovelha. Os docentes travaram conhecimento e inteiraram-se das linhas orientadoras de ambos os projectos. No futuro, serão desenvolvidas mais reflexões, troca de experiências e iniciativas comuns tendo em vista o apuramento de estratégias e metodologias capazes de concretizar o processo de ensino-aprendizagem mais cooperativo, autónomo e participado pelo estudante, com vantagens para o seu sucesso escolar, desenvolvimento pessoal e cidadão.

12. Realização de aulas de Yoga com as turmas 2, 3 e 4 do 9º ano e a turma 1 do 7º ano pelos docentes Sofia Sousa e Nélio Sousa, face à curiosidade manifestada pelos alunos e para proporcionar a oportunidade de conhecer e experimentar a prática de Yoga, ciência de desenvolvimento humano e tecnologia de auto-realização. A actividade inseriu-se no âmbito do desenvolvimento pessoal, uma das vertentes (além das práticas pedagógicas/aprendizagens académicas e do crescimento cidadão) de acção do Fazer +. Foi claro que os jovens destas turmas, amostra dos jovens da escola, têm dificuldade em focalizar-se e concentrar-se nas actividades, o que certamente se reflecte na forma de estar na sala de aula e nas aprendizagens.

Fazedores:
Fátima Duarte, Nélio Sousa, Rosa Coelho, Rosário Mendes, Sofia Canha, Susana Mão-Cheia

Note-se que os professores envolvidos no Fazer + contam, oficialmente, com 2 tempos (1h:30m) – fruto da componente não lectiva de estabelecimento, a partir deste ano lectivo explicitada no horário docente – para desenvolver o seu trabalho.

Calheta, 5 de Janeiro de 2006.

Fazer +
envolver, resolver, progredir

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