domingo, fevereiro 25, 2007

Sessões de Yoga

A turma 1 do 8º ano e a turma 3 do 7º ano tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar a prática de Yoga, ciência de desenvolvimento humano e tecnologia de auto-realização, no dia 23 de Fevereiro. Com o objectivo de estimular processos de concentração, focagem e interiorização, requisitos importantes para o bom decorrer e rentabilização do processo de ensino-aprendizagem (qualidade e ritmo das aprendizagens), o docente Nélio Sousa achou por bem ministrar as aulas, no âmbito do Fazer +.

Como já dissemos, tudo o que estimule e favoreça a concentração, a focalização, o auto-conhecimento e bem-estar pessoal (emocional) favorece a aprendizagem. Por isso, o Yoga é uma "ferramenta" a ter em conta. A indisciplina, a ausência de empenho e as posturas obstaculizantes do processo de ensino-aprendizagem são também sintomas da desfocalização e dispersão mental, da ansiedade, inquietação e agitação. O insucesso escolar também passa por aqui, embora não seja tão visível ou valorizado o peso da falta de concentração (agitação) nas actividades lectivas.

A prática com a turma do 8º ano teve lugar da sala polivalente das instalações da piscina, junto à escola, após autorização do IDRAM. A turma do 7º ano realizou a prática no ginásio da escola. Infelizmente, os alunos que têm revelado problemas escolares e disciplinares, na turma 3 do 7º ano, preferiram não fazer a prática. É algo que não se pode obrigar. Em alternativa, foi-lhes indicado a realização de trabalhos de casa e estudo na biblioteca. Ainda estiveram no ginásio para observar os colegas na aula de yoga, mas como estavam a ser um factor de desconcentração para os demais e não quiseram ocupar um lugar ao fundo da sala, atrás dos colegas, acabaram por sair.

Prática de Yoga
Saúde e bem-estar

Sem comentários: