segunda-feira, março 05, 2007

Encontro Fazer + 5

5º Encontro Fazer+ na Escola Básica e Secundária da Calheta.

No dia 3 de Março, pelas 15h15m, reuniram-se os professores do Fazer +, excepto um elemento a frequentar uma acção de formação, para fazer um ponto da situação quanto ao trabalho e às iniciativas no âmbito do projecto.

As docentes Fátima Duarte, Sofia Sousa e Rosário Nunes deram conta do trabalho entretanto realizado na abordagem da problemática da Avaliação dos alunos. Rosário Nunes, Fátima Duarte e Sofia Sousa estão a ultimar o enquadramento legal do tema e a investigação/propostas sobre critérios, instrumentos e parâmetros de avaliação, tipos de avaliação, grelhas para registo de avaliação, entre outros aspectos. No terceiro período será feita uma apresentação ao Conselho Pedagógico e uma acção de formação, em princípio entre os dias 8 e 11 de Maio, para os professores da escola.

Tal acção de formação do Fazer + contemplará uma introdução geral sobre o tema da Avaliação por parte do docente Nélio Sousa. As professoras Rosa Coelho e Susana Mão-Cheia darão conta da orientação da Avaliação dos alunos em projectos progressistas como o S.O.F.I.A e o Movimento da Escola Moderna. As docentes estão a realizar a pesquisa e planeiam ir ao encontro do Movimento da Escola Moderna com Sérgio Niza, um dos fundadores, que em lugar na Madeira, em 28 de Abril próximo.

O docente Nélio Sousa deu conta da actualização da página electrónica do Fazer + e do início de sessões de Yoga regulares para alunos (acção no âmbito do desenvolvimento pessoal, uma das vertentes do Fazer+), a tomar 60 minutos do seu tempo semanal (90 minutos ou 2 tempos) destinados ao projecto. A continuidade das sessões de Yoga dependerá da adesão de alunos.

Sem comentários: