sexta-feira, agosto 03, 2007

Plano de Actividades Fazer + 2007-2008

No encontro do passado dia 6 de Julho de 2007, os professores do Fazer +, além de terem elaborado o relatório das actividades referentes ao III Período escolar e o balanço de todo o ano, projectaram e planificaram as actividades a realizar em 2006-2007, contando com os 90 minutos semanais de cada um disponíveis.


INTRODUÇÃO
No âmbito do projecto Fazer +, temos procurado alternativas ao método simultâneo (ensinar a todos e ao mesmo tempo como se fossem um só), introduzido no século XVII (sim, dezassete) por Jean-Baptiste de La Salle.

Chegou o momento, depois de investigação, recolhas e formação introdutórias, passar a uma prática mais consistente, em sala de aula, depois de uns primeiros ensaios, durante o ano lectivo que findou. Ficar a repetir fórmulas que não funcionam ou funcionam de forma menos satisfatória não leva a lado nenhum. É preciso arriscar e construir alternativas. Se resultar, muito bem. Se não resultar, avalia-se e procura-se outro caminho.

É preciso romper com o método simultâneo e a pedagogia instrutiva. Essa mudança de direcção tem de ser feita. Depois, lentamente, iremos construindo a prática. Porque a direcção é mais importante do que a velocidade. Não pode haver a tentação de querer resultados imediatos. É um enorme puzzle que exige paciência e sustentação de cada passo.


OBJECTIVOS
No âmbito da estratégia de investigação-formação-acção, o objectivo para 2007-2008 é colocar em prática novas metodologias e caminhos pedagógicos, capazes de dar novas respostas e ajudar a resolver insucessos, abandonos, inadaptações, desmotivações e indisciplina.

Numa palavra, apostar em modelos pedagógicos que ponham os jovens alunos a trabalhar, actores da sua aprendizagem, em autonomia e cooperação.

Porque onde há esforço dos alunos (apoiados e orientados pelos professores) há resultados. Não há pedagogia nem avaliação que faça o aluno saber (ter sucesso escolar) se ele não quer aprender, não trabalha, não estuda. Dar-lhes fome (interesse) e fazê-los trabalhar mais (com sentido para a vida) é o fulcral da tarefa docente.

Há alunos para os quais a abordagem pedagógica ou forma de avaliação pode estimular o trabalho e tornar mais eficaz a aprendizagem.


ACTIVIDADES/CALENDARIZAÇÃO
Assim, decidiu-se que o próximo ano lectivo será dedicado, em exclusivo, à Área Pedagógica, embora intimamente ligada ao desenvolvimento pessoal e da cidadania.

Se se proporcionar algum outro tipo de actividade, não quer dizer que não seja feito, mas o Fazer + decidiu concentrar-se na Acção Pedagógica.

Por exemplo, o Fazer + fará em Setembro próximo, a convite da Escola Bartolomeu Perestrelo, uma acção de formação sobre a pedagogia e avaliação diferenciadas.

O mentor do projecto SOFIA, José Augusto Fernandes, fará, provavelmente durante 2007-2008, alguma formação na nossa escola.


Acção Pedagógica:

Formação cooperada
Oficina de Formação do Movimento da Escola Moderna, no total de 60 horas, ao longo do ano lectivo.

É uma oficina de iniciação para ajudar a «transferir, para as práticas profissionais de educadores e professores, as competências e os valores adquiridos no contexto do trabalho de cooperação para estudo e assimilação das componentes do modelo pedagógico do MEM, procedendo por aproximações sucessivas a uma transformação isomórfica das práticas educativas por decorrência das vivências realizadas nas práticas de formação na oficina.»

Prática
Experimentação e aplicação de metodologias na sala de aula, na área das línguas e das ciências e humanidades.

Encontros e sessões de relato de práticas por cada professor do Fazer + ou outro professor da escola ou fora dela que queira participar: intervindo ou simplesmente assistindo. Acontecerá ao longo do ano lectivo.

Nota: numa segunda fase, provavelmente em 2008-2009, serão trabalhados e adoptados os instrumentos adequados para a avaliação por competências.

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