domingo, outubro 14, 2007

Encontro sobre 29º Congresso do MEM

No dia 13 de Outubro, na Escola de São Filipe, onde funciona o núcleo regional do MEM, os elementos que integram as oficinas de formação 2007/2008 (humanísticas e ciências), reuniram-se para falar sobre o 29º Congresso.

O relato a partir da experiência dos docentes presente na referida reunião magna do Movimento da Escola Moderna teve a utilidade de servir de introdução à filosofia de trabalho da associação de professores em causa.

O congresso anual é espaço de formação, partilha e coperação. São professores como nós que relatam as suas práticas profissionais (workshops) e reflectem sobre grandes temas do ensino e da formação (plenários).

Não se sente a angústia e desalento daquelas formações com peritos que tudo sabem, tudo fazerm bem, que nunca se enganam, que não abrem o jogo. É motivador estar perante humanos, com sucessos e fracassos na sua prática lectiva. Os fracassos não são encarados como estigma.

O congresso permite sentir-se entre iguais (em contexto), saber como se organiza o modelo pedagógico do MEM, recolher informações, materiais, experiências, dicas, contactos, criar redes entre professores, entre outros: adquirir base teórica para sustentar práticas, reflectir sobre o estado do ensino e criar discurso ou narrativa sobre o fazer profissional e a profissão. Por isso, é muito útil para quem se inicia no modelo de diferenciação pedagógica do MEM.

E não há controlo de assiduidade. Quem vai ao congresso é porque quer estar lá.

Seguidamente, ainda houve tempo para uma breve apresentação sobre as estruturas do trabalho pedagógico segundo o modelo do MEM, conforme está a ser aplicado por dois dos docentes integrados na oficina de formação prestes a arrancar para o ensino das disciplinas.

Sem comentários: