domingo, outubro 07, 2007

Reunião Fazer + 8

Os docentes do Fazer + reuniram-se pelas 16h00, no dia 3 de Outubro, para projectar as suas actividades (produtos), de acordo com o plano apresentado em Julho último ao Conselho Pedagógico.

No âmbito da estratégia de investigação-formação-acção, o objectivo para 2007-2008 é colocar em prática novas metodologias e caminhos pedagógicos, capazes de dar novas respostas e ajudar a resolver insucessos, abandonos, inadaptações, desmotivações e indisciplina. Isto é, o trabalho vai centrar-se sobre as aprendizagens e o fazer pedagógico.

Deste modo, os docentes do Fazer+ vão procurar aplicar metodologias, estratégias ou até mesmo modelos pedagógicos, ao longo do presente ano lectivo. Uma forma de mobilizar saberes, formações, ideias e vontade de inovar. Para, após uma preparação teórica quanto baste para enquadramento e suporte do que se vai fazer, experimentar nas aulas. Após essa experimentação, pode ser feito um relato da prática, para colocar a sua experiência em comum com outros professores desta ou de outra escola.

Ajudará a desenvolver o discurso sobre a prática profissional, para além da utilidade que outros professores possam ver ou retirar do fazer pedagógico dos colegas. Tal abrir do jogo, dando conta do que corre bem e do que corre mal, tem um grande valor pedagógico para todos.

No entanto, esta actividade dos docentes do Fazer + não precisa ficar restringida ao núcleo mais técnico da profissão: metodologia e organização pedagógica. Podem ser empreendidas actividades variadas, desde que tenham repercussões sobre a aprendizagem, sobre as competências, que possuam um potencial de transformação social e cultural dos alunos. Actividades com sentido social, isto é, que tenham pertinência, um fim, um sentido face à vida dos alunos.

Na área pedagógica, deu-se conta que existe curiosidade de saber mais sobre estratégias de trabalho de projecto em grupo. Quer permita celeridade na produção dos trabalhos e sejam comunicados depois pelos grupos aos colegas da turma. É um filão já a explorar.

Fez-se ainda um ponto da situação de iniciativas que já tiveram lugar em Setembro de 2007, nomeadamente no campo da formação. Não houve tempo para o docente Nélio Sousa dar conta da sua experiência no 29º Congresso do Movimento da Escola Moderna, em Julho passado, no Porto, para além do que aqui, neste blogue, já ficou relatado.

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