sábado, novembro 10, 2007

Iniciação ao modelo pedagógico do MEM I

Decorreram as sessões 1 e 2 da Oficina de Formação / Iniciação ao modelo do MEM para a disciplinas, nos dias 27 de Outubro e 10 de Novembro, no Funchal e Fajã da Ovelha, respectivamente, com a duração de 3 horas cada um dos momentos.

A formação conta com a presença de vários professores da Escola Básica e Secundária da Calheta, entre os quais três docentes integram, actualmente, o projecto Fazer +.

As duas sessões foram de apresentação ou introdução ao modelo de diferenciação pedagógica do Movimento da Escola Moderna, um modelo sociocentrado (não um modelo centrado na criança em abstracto, mas sim no ser social integrado na dinâmica contratual de grupo).

Em domínio dos princípios teóricos e das estruturas (tempos) da organização social das aprendizagens do modelo do MEM (leitura, reflexão e debate em colectivo fos docs 1 a 12), é altura de, na sessão 3, no dia 24 de Novembro próximo, avançar para o estudo de uma dessas estruturas: o tempo de planeamento, organização e avaliação em Conselho de Cooperação Educativa, parte I (p.65-163).

Sem comentários: