domingo, novembro 25, 2007

Relato de prática: 1º balanço da aplicação do modelo pedagógico do MEM (parte A: 5 estruturas)

Damos aqui conta das primeiras conclusões da aplicação do modelo de diferenciação pedagógica do Movimento da Escola Moderna (MEM), na Escola Básica e Secundária da Calheta, Madeira, em quatro turmas de 7º ano e outras quatro de 8º ano, por dois docentes de Inglês. O relato da prática aconteceu numa reunião do Fazer +, a nona, aberta à participação dos professores da escola e além dela.

Esta é uma forma de cumprir o dever de partilha com outros docentes, do que corre bem ou mal, dos aspectos positivos ou negativos, sem esquecer o princípio da realidade. Algumas das conclusões menos positivas e insucessos poderão vir a ser superados ao longo do tempo. Como disse C. R. Rogers, «...nem a Bíblia, nem os profetas - nem Freud, nem a investigação - nem as relações de Deus ou dos Homens - podem ganhar precedência relativamente à minha própria experiência directa.»

O modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna é um modelo sociocentrado, isto é, centrado na dinâmica cultural e contratual dos grupos sociais, na construção do cidadão e não apenas do indivíduo: a aprendizagem é uma construção social, para parafrasear Sérgio Niza, fundador do MEM. O que constrói uma individualidade e dá sentido social às aprendizagens de cada um e de todos é o facto de se pertencer a um grupo.

Essa organização social das aprendizagens faz-se em cinco estruturas:

Conselho de Cooperação (planificação e avaliação); Trabalho nos projectos (em grupo); Comunicação à turma (apresentação dos projectos e rotinas de oralidade); Trabalho em colectivo (professor orienta e sistematiza com o grupo-turma) e Trabalho Autónomo (individual, em pares ou em pequenos grupos).

Pessoalmente, no seguimento desta curta experiência - podemos estar equivocados - vemos o Trabalho Autónomo como a estrutura nuclear que mais diferencia o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna do método simultâneo (modelo tradicional). O núcleo à volta do qual orbitam as restantes estruturas de trabalho, que o interceptam ou o acompanham em paralelo.

No método simultâneo dominante na cultura escolar, os docentes já introduzem, dispersamente, modalidades de trabalho como o trabalho de projecto (em grupo), a comunicação dos alunos à turma, rotinas de oralidade, discutem e negoceiam regras e critérios de avaliação (a planificação dos conteúdos parece ser mais raro... pelo facto de não haver diferenciação pedagógica) com a turma e trabalham em colectivo na orientação, explicitação e sistematização dos conteúdos. São inovações que atenuam e disfarçam o método simultâneo, mas não rompem com ele. Todavia, são estratégias ou estruturas de trabalho que estão muito dissiminadas, impurificando e abastardando o método simultâneo e a pedagogia instrutiva.

Assim, o trabalho autónomo e a forma de organização articulação (inter-relação) de todas as cinco estruturas parecem ser o que mais distingue o modelo do MEM, que tem subjacente um conjunto de princípios como a partilha, a cooperação ou a autonomia. O Plano Individual de Trabalho (PIT), na posse de cada aluno, para poderem seguir o seu ritmo e se diferenciarem os percursos, é um instrumento fundamental no estudo autónomo. Além de dar autonomia e liberdade, é altamente responsabilizador e exigente em termos de volume de trabalho para o aluno. Quanto mais faz o aluno, melhor nota terá no PIT e, por arrastamento, melhor será o seu desempenho e os resultados escolares. Trabalho resulta em aprendizagem.

Resumimos as conclusões possíveis após a primeira unidade, que agrupamos por cada uma das cinco estruturas, com os aspectos positivos (sinal mais) e os negativos (sinal menos). No post seguinte temos as conclusões gerais.

Conselho de cooperação
Apresentação do programa anual e do 1º Período mais os critérios de avaliação. Negociação das regras para a relação de trabalho. Distribuição de tarefas de sala de aula para todo o ano. Utilização do Diário de Turma (trabalho, funcionamento e socialização democrática na turma: gostei/não gostei/fizemos/queremos fazer)

Mais:
+ na posse do PIT o aluno faz o seu planeamento (sequência dos conteúdos e quantidade das diversas actividades propostas)
+ alguns alunos utilizam com frequência e correctamente o Diário de Turma
+ apresentação de toda a organização dos tempos de aprendizagem do modelo
+ em geral, gostam de cumprir as tarefas atruídas para gestão da sala de aula
+ espaço para esclarecimento do trabalho e de aspectos relacionais

Menos:
- negociação dos projectos e actividades condicionada pela sequência programática do manual (necessidade de rentabilizar recurso no qual investiram as famílias)
- critérios de avaliação condicionados pela legislação, decisões da escola e disciplinas
- regras negociadas para o funcionamento da aula não são levadas a sério (integradas) pelos alunos
- calendarização das aulas e tempos de trabalho feita pelo professor (justificar-se-á nesta fase inicial)
- pena não haver mais tempo para outros conselhos, por exemplo para regular conflitos, muito comuns na turmas

Trabalho autónomo
Momento de produção, treino, estudo e aprofundamento (individual, pares, pequenos grupos), segundo o que está previsto no Plano Individual de Trabalho (PIT).

Mais:
+ percurso autónomo (pedalar por si próprio) a partir do que já sabe (seu nível de conhecimento e competências)
+ apoio diferenciado pelo professor aos alunos com mais dificuldade
+ interajuda entre os alunos

Menos:
- quase totalidade dos alunos cumpre apenas o mínimo de tarefas do PIT
- preocupação mais em fazer fichas e menos em saber
- se há indisciplina e agitação o apoio individualizado do professor e trabalho da turma são comprometidos, o que tem acontecido com frequência
- professor tem de, no início de cada aula, fazer ponto da situação e orientar para as tarefas (o que falta fazer) e gestão do tempo
- alunos sentem falta da exposição da matéria pelo professor (acham mais cómodo, sobretudo os alunos menos empenhados)
- rara utilização dos ficheiros do professor, na sala de aula
- recorrem muito ao professor (em vez de recorrer a outras fontes: dicionário, colegas, manuais, autocorrecções, etc)

Trabalho de projecto
É feito um projecto por período. Trabalho de aprendizagem curricular por via de projectos cooperativos (em grupos de 2 ou 3 pessoas no máximo). Há um roteiro de orientação.
O produto e o guião escrito são avaliados pelo professor e seus autores (auto-avaliação).

Mais:
+ trabalho em cooperação, de produção com sentido social e de aprendizagem
+ é tempo de construção pelos próprios, gerando aprendizagens mais significativas (competências)
+ permite criatividade e a ligação do saber escolar com a vida dos alunos (saberes extra-curriculares)

Menos:
- alguns grupos têm dificuldades em funcionar, sobretudo em cumprir os prazos (gestão do tempo)
- alguns trabalhos são incipientes, com pouca qualidade e com informação copiada
- pouco método de trabalho (não seguem a metodologia/roteiro de projecto disponível)
- tendência para sobrevalorização do esforço investido e qualidade do produto final

Trabalho de comunicação
Apresentação oral do projecto pelo grupo, em inglês (15m máximo); apresentação oral individual – rotina de oralidade (5m): Speakers’ Corner A comunicação oral (individual ou de grupo) é avaliada pelos próprios, pelos colegas e pelo professor.

Mais:
+ pertinência e sentido social que é dado às aprendizagens
+ partilha e validação do conhecimento pela turma
+ cumprimento dos prazos pela maioria dos grupos

Menos:
- os alunos foram esquecendo a rotina de oralidade individual
- os alunos que fizeram a comunicação individual à turma limitaram-se a ler um texto
- muitas deficiências técnicas na comunicação em público, seja em grupo, seja individualmente
- maioria esqueceu guião de apresentação, vocabulário necessário e de cuidar da pronúncia
- investimento maior na estética do que no conteúdo
- tendência para sobrevalorizar a qualidade da comunicação
- pouca atenção da turma às apresentações dos colegas, que surpreendeu (não estávamos à espera que ignorassem - prejudicassem - tanto os colegas e o seu trabalho)

Trabalho colectivo
Trabalho de toda a turma e o professor (sessões comparticipadas), com comunicação de informação, esclarecimento de dúvidas, construção de conceitos e sistematização de conteúdos nucleares pelo docente. É um momento para aperfeiçoar textos em colectivo.

Mais:
+ organização e sistematização dos saberes
+ alunos mais auditivos beneficiam
+ esclarecimento de dúvidas
+ defesa do professor (não ser acusado de não ter dado matéria)

Menos:
- perigo de os alunos se apoiarem e confiarem demasiado na comunicação do professor, desvalorizando o maior peso (ou até prescindindo) do seu esforço, concentração, disciplina e trabalho individuais
- perigo de os alunos pensarem que, para saber, basta compreender o que apresenta o professor
- os alunos maçam-se com o trabalho de aperfeiçoamento de texto: aborrecem-se com a procura dos erros e tendem a ver tudo superficialmente

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