A professora Fátima Duarte realizou, durante o primeiro período, pesquisa, reflexão e investigação sobre novas metodologias especialmente sobre o modelo de diferenciação pedagógica do Movimento da Escola Moderna.
O objectivo desta investigação prende-se com elaboração de novos materiais para o processo de ensino-aprendizagem e avaliação, de acordo com as metodologias aplicadas. Estes materiais possibilitam o ensino–trabalho-aprendizagem mais autónomo e cooperativo, centrado no aluno, libertando o professor para o apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem.
Assistiu a uma aula da professora de Inglês, Sofia Sousa, que está a aplicar o modelo de diferenciação pedagógica do MEM, com o objectivo de verificar a aplicabilidade do referido modelo e a possibilidade de fazer o mesmo na disciplina de Ciências que lecciona.
Com a professora Rosa Coelho discutiu outras estratégias para aplicar as novas metodologias que se centrem no trabalho do aluno desenvolvendo-lhes as competências gerais e especificas e ao mesmo tempo permitir o cumprimento do programa da disciplina.
A professora Fátima Duarte aplicou no sistema reprodutor a nova metodologia com os materiais criados e o feedback por parte dos alunos foi bom. A maior parte dos discentes achou que esta metodologia torna as aulas mais dinâmicas e menos maçadoras, apesar de dois ou três alunos, os preguiçosos, que revelam falta de hábitos de trabalho, bem como os auditivos, não gostarem muito.
Relativamente à avaliação da metodologia obtive os resultados esperados, porque já conhecia os alunos do ano lectivo anterior, mas verifiquei uma melhoria no rendimento dos alunos que revelam dificuldades de aprendizagem. É uma metodologia que permite desenvolver muitas competências nos alunos. Como mantém os alunos ocupados, é uma estratégia muito boa para combater a indisciplina na sala de aula.
quarta-feira, dezembro 19, 2007
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