segunda-feira, maio 05, 2008

Iniciação ao modelo pedagógico do MEM II

Nos dias 12 e 14 de Abril decorreram as sessões finais da Oficina de Formação / Iniciação ao modelo do Movimento da Escola Moderna para a disciplinas, no Funchal (Escola de São Filipe e sala do SPM).

A formação, ministrada por Joaquim Segura e Isaura Custódio, contou com a presença de vários professores da Escola Básica e Secundária da Calheta, entre os quais três docentes que integram, actualmente, o projecto Fazer +.

Nestas sessões finais abordou-se o tempo de Estudo Autónomo do modelo de diferenciação pedagógica do Movimento da Escola Moderna, um modelo sociocentrado (não um modelo centrado na criança em abstracto, mas sim no ser social integrado na dinâmica contratual de grupo).

Foi uma oficina de formação muito proveitosa, cujo grupo de professores deseja a mudança e conta com algumas experiências de alteração do modelo e da prática pedagógica instrutivos.

Contou muito o papel dos formadores que, com um vasto caminho percorrido, conduziram a formação com enorme competência. A sua experiência pedagógica foi muito exemplificativa e resolveu muitas dúvidas dos formandos.

Sem comentários: