terça-feira, janeiro 26, 2010

Debate sobre disciplina na imprensa 2

Escola Básica e Secundária da Calheta, dia 27 de Janeiro, às 14h00.

Sobre o título «Há menos auto-disciplina», o Jornal da Madeira, em 23.01.2010, publicou a seguinte notícia:

«Há menos auto-disciplina nas pessoas. Há menos responsabilização das pessoas na sociedade em geral. Foram consequências, de certeza, da Revolução do 25 de Abril, que nos trouxe coisas fantásticas mas, neste aspecto, trouxe consequências negativas», afirma a docente Sofia Canha, da Escola Básica e Secundária da Calheta.
A afirmação vem a propósito de um debate que aquele estabelecimento de ensino vai promover no próximo dia 27, quarta-feira, pelas 14 horas.

A questão da disciplina, como base fundamental para a formação do indivíduo nas suas diversas facetas, vai ser abordada pelo actual presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz (ex-Presidente do Conselho Executivo da EBS Porto Moniz), pelo Padre Silvano Gonçalves, pelo Sub-comissário Simão Freire, pelo atleta olímpico Marco Vasconcelos e pela psicóloga Sara Silva.

Sofia Cunha, docente na Escola Básica e Secundária da Calheta alerta que há jovens muito responsáveis. A questão é que «perdeu-se de facto a noção da responsabilidade individual, usamos com mais leveza o assumir das responsabilidades e isso vai reflectir-se a todos os níveis», diz.

Para esta professora, «se isto não for treinado num jovem em formação, quando este for adulto será também indisciplinado. Isso vai reflectir-se nos serviços que o mesmo vai cumprir no seu local de trabalho».

Sofia Canha refere, contudo, que com isto não quer dizer que a educação tenha de ser feita como regime militar.- O que é preciso é «incutir a disciplina e fazer que não sejam os terceiros, os responsáveis», disse.

Recorde-se:
Disciplina, um pilar para a realização pessoal e profissional

Sem comentários: