domingo, novembro 16, 2008

Acompanhamento emocional

photo copyright

Os docentes do Fazer + estão também a colaborar com outro projecto cá na escola, o SOS, no sentido de acompanharem jovens estudantes, uma acção com resultados a médio e longo prazo, de forma a identificar e resolver problemas afectivos e emocionais de inadaptação. É uma acção ao nível do desenvolvimento pessoal.

Porque nos casos em que os pais não conseguem orientar ou resolver os problemas, nomeadamente de indisciplina do educando, procura-se via do SOS apoiar/acompanhar, nesses casos extremos e na medida do possível, o estudante, em colaboração com outros técnicos como a assistente social ou o psicólogo.

Não nos podemos resignar quando a família nos diz que já não sabe mais que fazer, isto é, que já não sabe como fazer aquilo que lhe cabe fazer. A escola não pode limitar-se a fazer queixas aos pais durante todo o ano, com o estudante na sala de aula indisciplinado, prejudicando-se a si e aos outros estudantes, que têm o direito à boa aprendizagem. Escola e pais não podem passar o tempo neste ping-pong, que não resolve nada. Escola e família têm de cooperar, intreajudarem-se.

Assim, entre a não resposta dos pais e as queixas da escola, procura-se, efectivamente, em concreto, atenuar os problemas disciplinares, com fundo socio-afectivo, de alguns jovens. Não se consegue, porém, chegar a todos.

Os docentes a trabalhar no SOS socorrem-se de várias ferramentas (há docentes com formação em ciências de desenvolvimento humano e de auto-realização como o Yoga), para conhecer e trabalhar a personalidade, mas às vezes basta a capacidade de escutar, sensibilidade e interesse, em interacção próxima com o estudante, numa relação individualizada, para se resolverem certos bloqueios e tensões.

Como já dissemos aqui, tudo o que estimule e favoreça a concentração, a focalização, o auto-conhecimento e bem-estar pessoal (emocional) favorece a aprendizagem.

A indisciplina, a ausência de empenho e as posturas obstaculizantes do processo de ensino-aprendizagem são também sintomas da desfocalização e dispersão mental, da ansiedade, inquietação e agitação. O insucesso escolar também passa por aqui, embora não seja tão visível ou valorizado o peso da falta de concentração (agitação) nas actividades lectivas.

No entanto, há casos de indisciplina em que não há causas de índole socio-afectiva, mas uma mera fanfarronice e falta de civismo. Nesses casos, é preciso actuar disciplinarmente, sem "paninhos quentes".

1 comentário:

Edson Marques disse...

Agradeço pela publicação (no perfil) dos versos iniciais do meu poema Mude,


Mude,
mas comece devagar,
porque a direção é mais importante que a velocidade.
(...)



Pena que você supõe ser "de Clarice Lispector".

Não é.

Detalhes no blog Mude.


Abraços, flores, estrelas..