quarta-feira, janeiro 07, 2009
Intervir contra a indisciplina III
Além da parte da entrevista, acima replicada, em que Medina Carreira fala sobre a Educação, transcrevemos ainda estes excertos da entrevista de Gomes Ferreira, do programa Negócios da Semana da SIC, ao mesmo protagonista, no dia 3 de Julho de 2008, segundo o qual a indisciplina é um problema estrutural, mas ignorado:
«[A] Ministra [da Educação] não percebeu nada do que estava a fazer, porque ela quis pôr os professores na ordem, mantendo os alunos indisciplinados. Meu amigo: todos nós fomos estudantes. Imagina que, com gente indisciplinada, pode (até) levar para lá um professor catedrático. O professor catedrático não ensina nada porque eles não deixam ensinar. Portanto, a primeira coisa a fazer era pôr ordem nas aulas...»
«Olhe! Se os pais tivessem a noção do mal que estão a fazer aos filhos; e se os filhos tivessem a noção da hipoteca que os políticos estão a lançar sobre eles - no futuro vão ficar uns ignorantes, na maior parte dos casos - eles já tinham vindo para a rua protestar. Não eram os sindicatos! Eram os meninos.»
«Sabe, meu caro Gomes Ferreira, o problema é este: é que aqueles que precisavam de ser objecto de exigência e da aprendizagem, que são aqueles das classes mais baixas, eles vão ficar tão preparados que serão de classes mais baixas amanhã. Os seus filhos vão ser de uma classe média, como a minha filha é. É que nós estamos a manter esta estratificação, exactamente não ensinando àqueles aos quais precisaríamos de exigir... Porque aqueles que estão em baixo é que precisam ser trazidos para cima. Não é dizer: Coitadinhos, não aprendam nada, vocês não têm culpa de nada, são uns desgraçadinhos, agora continuem... Não, não! Esses é que têm que ser puxados, não são as suas filhas ou a minha.»
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Somos um grupo de alunos do 12ºano que está a tratar a problemática da inclusão dos alunos portadores de deficiência nas escolas regulares.
Para dar conhecimento do nosso projecto e de todas as actividades que temos vindo a desenvolver criamos um blog onde podem ser encontradas diversas informações.
O feedback é sempre importante, pois o nosso principal objectivo é passar uma mensagem.
Uma boa semana,
Cumprimentos, O Grupo
Enviar um comentário