sábado, fevereiro 03, 2007

Encontro Fazer + 4

Pelas 15h15m de 2 de Fevereiro de 2006, com boa disposição e alegria (é a parte lúdica e criativa do Fazer + ... para inovar é preciso saber e gostar de brincar), reuniram-se os seis professores para coordenarem as actividades do projecto.

A docente Rosa Coelho deu conta da preparação, aplicação e primeiras conclusões sobre a estratégia metodológica de ensino autónomo e cooperativo, que tem vindo a aplicar nas suas turmas (campo de acção e experimentação dos docentes do Fazer +). Em breve, disponibilizaremos neste blogue uma descrição e conclusões deste trabalho. Entretanto, os docentes do Fazer+ trocaram ideias e fizeram uma primeira reflexão sobre este trabalho da professora Rosa.

As docentes Rosa Coelho e Susana Mão-Cheia continuam o seu trabalho de pesquisa sobre o Projecto SOFIA e o Movimento da Escola Moderna. Contactaram, entretanto, o mentor e coordenador do Projecto SOFIA. Na resposta, José Augusto Fernandes começou por dar parabéns pelo projecto Fazer + e afirmou o seguinte: «É que parece ouvir-se cada vez mais o projecto contrário: Fazer -». Depois referiu-se às fichas de aprendizagem (Viagens ou Rotas de aprendizagem) utilizadas no SOFIA, dizendo que mais nada tinha relativamente ao que já está disponibilizado na área de recursos. Mais referiu que a página electrónica do SOFIA encontra-se em fase de reconstrução e actualização. Chamou a atenção para os vídeos com testemunhos de estudantes e professores, desde o 1º ao 11º ano, nessa mesma área de recursos. Ficou a possibilidade de um dia, quando estivesse na Madeira, os professores do Fazer + conversarem, mais a fundo, com José Augusto Fernandes sobre o Projecto SOFIA.

As professoras Fátima Duarte, Rosário Mendes e Sofia Sousa deram conta do trabalho já preparado no âmbito da Avaliação dos alunos na escola. Não só aquilo que de mais prático será apresentado no Conselho Pedagógico, mas também o material para a acção de formação a realizar. O enquadramento legal, critérios, instrumentos e parâmetros de avaliação, tipos de avaliação, grelhas para registo de avaliação, entre outros aspectos, serão abordados nas iniciativas que serão visíveis para a comunidade escolar.

Os docentes Nélio Sousa e Sofia Sousa deram conta dos traços essenciais da estratégia pedagógica Oficina de Língua Inglesa, na filosofia do curso intensivo, em fase de testagem e aplicação nas turmas, tanto no 3º Ciclo como no Secundário. Será alvo de divulgação no Grupo Disciplinar de Inglês a curto prazo. Mais para final do ano poderá haver uma divulgação mais alargada na escola, para os interessados em tomar conhecimento e reflectir sobre o assunto.

No final, a respeito do esforço de inovação pedagógica (dentro das condicionantes organizativas existentes) o docente Nélio Sousa referiu o facto da Pedagogia e os Professores não poderem tudo. Que o trabalho pedagógico feito no âmbito do Fazer + não terá repercusões práticas nos resultados dos alunos se não houver duas condições básicas: Disciplina e Trabalho nas salas de aula, por parte dos estudantes. A pedagogia e os professores não são os únicos agentes capazes de garantir a disciplina e a cultura de trabalho, em qualquer situação ou circunstância, no processo de ensino-aprendizagem. Além dos professores, há mais agentes e factores a condicionar e a actuar no processo de ensino-aprendizagem, embora não fisicamente presentes na sala de aula. Todos têm de fazer a sua parte para poder haver bons resultados escolares e educativos. Sem essa cooperação o trabalho do professor pode cair por terra, pelo menos para uma parte dos alunos.

Fazê-los trabalhar mais
«A escola é um lugar de esforço»


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