Nas Áreas de Intervenção dos serviços de Psicologia e Orientação da Secretaria Regional de Educação há o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa. É neste âmbito que se encontra o problema da indisciplina e da violência nas escolas da Madeira.
Como já se disse anteriormente, o «trabalho pedagógico feito no âmbito do Fazer + não terá repercusões práticas nos resultados dos alunos se não houver duas condições básicas: Disciplina e Trabalho nas salas de aula, por parte dos estudantes. A pedagogia e os professores não são os únicos agentes capazes de garantir a disciplina e a cultura de trabalho, em qualquer situação ou circunstância, no processo de ensino-aprendizagem. Além dos professores, há mais agentes e factores a condicionar e a actuar no processo de ensino-aprendizagem, embora não fisicamente presentes na sala de aula. Todos têm de fazer a sua parte para poder haver bons resultados escolares e educativos.» A pedagogia não pode tudo.
Sendo indisciplina tudo aquilo que perturba e obstaculiza o processo de ensino-aprendizagem, e não apenas a agressão verbal ou física, há muito para fazer neste âmbito. O bullying nas salas de aula e nos pátios das escolas assume proporções preocupantes. A Secretaria Regional de Educação, através da DRE, possui já projecto de intervenção nesta área, que é de notar.
Fazê-los trabalhar mais
«A escola é um lugar de esforço»
sexta-feira, fevereiro 09, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário