segunda-feira, setembro 24, 2007

Formação dos grupos para oficinas

No dia 22 de Setembro, pelas 9 horas, reuniram-se os docentes da Madeira interessados em fazer a oficina de formação do Movimento da Escola Moderna (MEM), no âmbito das disciplinas.

Antes da inscrição no curso, Delta Gouveia fez uma introdução. Começou por explicar o que era o MEM: uma associação de profissionais da Educação, que desenvolvem um modelo de trabalho escolar diferenciado, cooperativo e democrático. Possui diversos núcleos regionais no país, tendo o da Madeira iniciado a actividade há cinco anos.

Após ter-se explicado a organização e funcionamento da oficina de formação, ao longo do ano lectivo, no total de 66 horas, teve lugar um diálogo sobre o trabalho que enfrentarão os formandos.

Sublinhou-se a importância da predisposição para a mudança da cultura profissional (romper com a pedagogia instrutiva e o método simultâneo - instruir todos ao mesmo tempo como se fossem um só), a complexidade do modelo de diferenciação pedagógica e as dificuldades com que os professores se deparam quando introduzem inovações.

Neste âmbito, lembrou-se os direitos do docente «a propor inovações e a participar em experiências pedagógicas», «à autonomia técnica e científica e à liberdade de escolha dos métodos de ensino, das tecnologias e técnicas de educação». Está escrito no novo ECD nacional.

Reforçou-se ainda a ideia de que a aplicação do modelo de diferenciação pedagógica proposto pelo MEM - um modelo inacabado e sempre em evolução - não se resume à aplicação de instrumentos de gestão pedagógica. Os princípios e a filosofia formam a base sobre a qual se edifica e confere sentido a toda a prática. Toda a actividade do professor e dos alunos tem uma função social.

E não há receitas. Os professores que aplicam o modelo mostram como trabalham e cada qual retira ilações e molda a sua própria prática, num processo com interajuda, partilha e cooperação. Um trabalho sempre sustentado, tanto na teoria como na prática, dentro do conceito de investigação-acção.

Posto isto, decorreram as inscrições, para a posterior selecção de dois grupos de 20 professores. Um em que se reunem as disciplinas de humanidades. Outro em que se reunem as ciências.

No próximo dia 13 de Outubro, pelas 11h, na Escola de São Filipe, estes dois grupos das disciplinas reunem-se para um brainstorming pré-formação sobre o modelo de diferenciação pedagógica do MEM, a partir do relato da prática iniciada este ano lectivo por dois colegas da Escola Básica e Secundária da Calheta (participantes no Fazer +, um projecto de investigação e cooperação no referido estabelecimento) , trabalho que foi projectado e organizado na sequência da participação de um deles no 29º Congresso do MEM, no Porto, em Julho último, embora seja o culminar de um trajecto de busca que vem de há alguns anos. A necessidade interior de mudança vem provocando abalos desde 2000/2001.

Antes disso, juntamente com outra docente da Escola Básica 1,2,3/PE Professor Francisco Barreto (Fajã da Ovelha), presente no referido congresso, darão conta dessa experiência que, entre outras coisas, ajudará a perceber a filosofia e a ética de trabalho subjacentes ao MEM.

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